Monday, July 22, 2019

Exemplo de José de Arimatéia

Hoje quero falar-vos de alguém que raramente ouvimos falar nas pregações, mas que me parece ter um testemunho de vida muito interessante.

Na Bíblia encontramos muitas pessoas que nos são apresentadas de forma vaga, através de uma profissão, de uma doença, de uma condição, da sua origem geográfica, mas este homem está bem identificado, ressalvando o seu papel na história do cristianismo e no cumprimento das profecias acerca de Cristo (Exemplos de pessoas em que o nome não é mencionado: a serva de Naamã; Os magos do Oriente; a viúva de Sarepta; o Samaritano (bom); etc. )


No entanto, acerca de José existe um reforço  para a sua pessoa/identidade, para o seu testemunho e para a ação que ele protagonizou, ainda que tenha sido apenas um (digno de registo).


Encontramos na Bíblia apenas um evento, um feito, na vida desta pessoa -  José de Arimateia. O seu exemplo encontra registado nos 4 evangelhos (Lucas 23.50-53 e Mateus 27.57-60, Marcos 15:42-46; João 19:38-42) e dele, para além da descrição geral do feito deste homem, cada um dos evangelhos nos apresenta um detalhe diferente, que complementa a informação acerca de quem foi este homem e do que fez.


Apesar desta referência marcada pelos evangelistas a este homem, verificamos que a sua história acaba por passar por despercebida e diluída no contexto em que decorreu, devido ao facto de ele ser apresentado durante o relato da morte de Jesus e do tempo em que ele esteve morto. No entanto, esta vida apresenta-nos várias lições e incentivo para vivermos uma vida cristã.


Quem era 

Todos os 4 evangelhos nos apresentam José com as seguintes características:

  • Nome: José
  • Origem: Arimatéia
  • Uma ocupação: senador (ou membro do Sinédrio - o mesmo que julgou Jesus)
  • Esperava o reino de Deus / era discípulo de Jesus

Este é o bilhete de identidade/CC de José.  Aparentemente um homem comum, com um certo estatuto social, pois era senador e com a particularidade de se ter convertido ao Cristianismo (discípulo / esperava o reino de Deus).

No entanto o feito destacado pela bíblia acerca deste homem não foi o que se sabia dele mas  o que ele era e o que ele fez. Ele comprou um sepulcro novo e tratou dos preparativos para o funeral de Jesus - o seu Mestre.

O que algo aparentemente tão banal, mundano até pode ter de especial? Um funeral?

Esta atitude de José engloba diversos aspetos que nos ensinam várias coisas relativas à vida e serviço cristão.


Atitude Cristã / Testemunho

"E eis que um homem por nome José, senador, homem de bem e justo,
 Que não tinha consentido no conselho e nos atos dos outros, de Arimatéia, cidade dos judeus, e que também esperava o reino de Deus;" Lucas 23:50;51

Lucas apresenta José de uma forma peculiar. Ele diz-nos que José  era um homem de responsabilidade (senador) mas que isso não lhe subiu à cabeça, mas que ele cumpria o seu dever com justiça. Ele era um homem de bem.

Como crentes o nosso testemunho deve ser parecido ao deste homem. As pessoas devem ver Jesus através de nós. A nossa atitude deve humilde e devemos fazer o nosso trabalho da melhor forma e não acharmos que por sermos salvos Jesus vai transformar o nosso trabalho num mar de rosas. Para José ser senador não foi um mar de rosas. 

Ele estava presente quando os outros senadores condenaram jesus. Ele, que era discípulo, sabia que era mentira o que acusavam Jesus e manteve-se firme perante os outros. 

Ele não amou mais a sua posição do que a verdade e a justiça. Ele podia ter vista curta para o conselho, mas não o fez. Ele recusou ir na onda dos outros, só para não ser excluído, ou para que os outros gostassem dele. José foi firme na sua posição e não se deixou influenciar pelos outros

Ele demonstrou saber pensar por si próprio e tomar decisões de acordo com a vontade de Deus. Ele já se havia convertido e tudo! Ele era um homem humilde que não vivia cheio de si mesmo, mas que procurava a salvação, ele estava interessado em Deus e por isso todos dizem que ele esperava o reino de Deus ou era discípulo.


Servir com o que temos/ dinheiro


Em Mateus 27:57 a introdução do texto diz-nos que José era um homem rico:

E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. (Mt 27:57)

Mateus para apresentar José indica que ele era um homem rico, daí ele ter tido a capacidade financeira para comprar o sepulcro de Jesus. 

Ele tinha capacidade financeira e mais uma vez isso não foi o mais importante para ele. Ele era mesmo um homem de bem e justo! 

A sua atitude mostra que o seu coração estava no sitio certo: em Jesus e não no dinheiro. Ele vivia bem mas isso não o impediu de viver uma vida que agradava a Deus.

Ele tinha dinheiro e, apesar do momento que vivia, a tristeza pela morte do mestre, que fez com que os mais íntimos dispersassem, fugissem (Emaús), ele não ficou engolido pelo que não entendia, mas ele manteve a fé e, num momento de dor e incerteza ele pôs-se ao serviço de Deus com o que tinha,  como podia. Ele deixou-se usar mesmo para um funeral. 

Nós às vezes achamos que certas coisas não são para nós, mas este homem serviu com um funeral. Outras vezes achamos que estamos em baixo e necessitamos que nos serviam a nós, que a igreja nos acarinhe, que ... mas este homem agiu a pensar primeiro em Jesus do que na sua dor ... Isto fala de convicção. Ele era discípulo e foi até mesmo quando jesus morreu,

Ele serviu apesar das circustâncias, apesar da sua aposição. Nada, nem ele próprio, foi mais importante do que Deus. 

Crescimento Espiritual

Já João apresenta José de um outro modo:


Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus. Jo 19:38


João diz-nos que José era um discípulo oculto, pois tinha medo dos Judeus. Interessante este pormenor que João apresenta. 

José era discípulo mas às escondidas, pois tinha medo. Na Bíblia não é o único que vemos com esta atitude face à sua fé. Encontramos outros que ocultaram quem eram por medo também: Ester e Nicodemus por exemplo.

É normal sentirmos medos e num mundo que jaz no maligno, é normal termos receio de dizermos quem somos e quem é o nosso mestre. Não devemos, no entanto, ficar presos nesses medo e pecarmos contra Deus e deixarmos a nossa fé morrer.

É o que é ilustrado pela parábola do semeador - os cuidados deste mundo não deixaram a planta viver!

José tinha medo, mas no pior momento da história do Cristianismo - quando Jesus ainda estava morto, ele ultrapassou os medos e assumiu o seu papel e o serviço que Deus tinha posto no seu coração. Ele rogou a Pilatos para tirar o corpo de Jesus na cruz, o que para muitos foi uma derrota, ele manteve-se firme e correu o risco. 

Marcos reforça esta atitude;

43 Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. Marcos 15:43

Ousadamente! (Jesus estava morto)! 

José sabia o que acontecia aos homens que eram crucificados. Naquele tempo, quem era crucificado era um criminoso e era muitas vezes deixado sem ser sepultado, para maior desonra, para que os animais devorassem os seus restos e se apagasse a memória do condenado. Mas José, sabendo quem Jesus era, sendo seu discípulo, não permitiu que a afronta que tinha sido a sua condenação e morte continuasse e, por isso, ganhou coragem e foi pedir permissão à autoridade (Pilatos) para que sepultasse Jesus. A Bíblia fala em ousadia - coragem! É isto que Jesus nos faz, transforma-nos de medrosos em corajosos, quando decidimos estar ao seu serviço.

O verdadeiro crente é aquele que cresce até ao ponto de ultrapassar os medos. Com a ajuda de Deus eles podem transformar-se em ousadia! 

Apesar das más circunstâncias, do medo, da dor, ele foi em frente no serviço ao Mestre! Ele prosseguiu. Nós temos também uma missão - sermos testemunhas! Que encontremos em José um exemplo de como sermos boas testemunhas, com ousadia! 


Ele não ficou estagnado mas vestiu a camisola. Ele cresceu face à tribulação (é para isso que elas servem...).

Conclusão:

Este homem tem um testemunho rico face ao medo, ao perigo, ao desgosto e ao dinheiro. 

Apesar de tudo ele quis dar o melhor ao mestre, mesmo sendo um funeral e deu. Ele foi um homem que ultrapassou os seu limites e cresceu em fé. Ele assumiu a sua fé apesar de tudo.

Mesmo com o desgosto da perda de Jesus ele foi fiel e teve o consolo da ressurreição de Jesus! ("Bem aventurados os que choram eles serão consolados").

A Bíblia não fala em recompensas no seu caso. A tradição diz que ele pagou o preço. Que  foi preso e lhe tiraram a sua fortuna, mas também diz que posteriormente voltou a sair da prisão e a ganhar muito dinheiro e que continuou a fazer o que já tinha feito - a servir Deus, desta vez ajudando na pregação do evangelho.

Mesmo quando tudo parece perdido e que não há solução, a solução é continuar, servir.

Vamos ser mais como este homem, que tinha o que devia ter no coração - o amor verdadeiro pelo seu Mestre! 


No comments:

Post a Comment